Projeto Semana do Meio Ambiente

Projeto Meio Ambiente de 05 a 14  junho de 2013
  Plano de aula /Maternal 2
Professora: Cláudia Rodrigues
    Período Vespertino
Conteúdos:
·         Linguagem oral e escrita/Meio ambiente
·         Artes Visuais
·         Linguagem musical e expressão corporal. 
Objetivos:
·         Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
·         Valorizar e respeitar a natureza
·         Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
·         Estimular a investigação e observação das plantinhas.
·         Incentivar o prazer pela arte.
 Desenvolvimento:  
Quarta-feira :05-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00: Contação de história "João e o Pé de Feijão".(Após contar a história , plantar feijão no copinho e observar nos dias seguintes o seu crescimento).
 Questionamentos:
1.    Que plantinha aparece na história?
2.    Nós podemos comer?
3.    Vocês gostam?
4.    O que o feijão precisa para crescer?
5.    E nós o que precisamos?
6.    O que precisamos fazer para ajudar o meio ambiente? 
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30: Ensaio da quadrilha ou brincadeira livre.
7)17:30 as 18:00: Despedida
Quinta-feira :06-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:a) Desenvolver atividade do livro do NAME página______ .
b) Realizar atividade artística em grupo: “O milagre da sementinha”(no papel pardo, pedir para as crianças recontarem a história(1e 2 ato)  desenhando, pintando,colagem
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30:  Ensaio da quadrilha ou brincadeira livre.
7)17:30 as 18:00: Despedida 
Sexta-feira :07-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:Realizar atividade artística em grupo :”O milagre da sementinha” (no papel pardo, pedir para as crianças recontarem a história (3 e 4  ato e capa)  desenhando, pintando, colando)
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30:  Ensaio da quadrilha ou brincadeira livre.
7)17:30 as 18:00: Despedida 
Segunda-feira :10-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:Contação de história: “A árvore que não podia respirar”.
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30: a) Ensaio da quadrilha ou b)Brincadeira de roda: figuras de objetos(vivos e não vivos),dentro de uma caixa e pedir que os alunos retire uma figura e dizer se ela necessita ou não de ar, água, sol). 
7)17:30 as 18:00: Despedida
Terça-feira :11-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:Desenvolver atividade do livro do NAME página______ .
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30: Confeccionar um boneco ecológico.   
7)17:30 as 18:00: Despedida 
Modelo do Boneco Ecológico
Através do lúdico os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres vivos. Feitos com garrafa pet, terra e sementes de alpiste. Por fora, os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz, boca e orelhas criando fisionomias diferentes. As crianças podem acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente. Assim, percebem a importância da natureza e da água na vida das plantas, sem água não há vida!
Material Necessário:  Garrafa pet; Terra; Alpiste ;
Material de sua preferência para olhos, boca e nariz.
O objetivo desse trabalho será envolver as crianças com pequenas experiências e constatações observando o crescimento diariamente.  
Quarta-feira :12-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00: Linguagem musical e expressão corporal: Filme: Assistir ao DVD da Aline Barros “A sementinha”, acompanhando a música e coreografia
(fazer questionamentos sobre os valores que a música nos trás).
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30: a) Ensaio da quadrilha ou b):”Se eu fosse um peixinho”,”A linda Rosa Juvenil”.  
7)17:30 as 18:00: Despedida
Cantar a música: “A Sementinha” (Aline Barros)
O semeador saiu a semear
jogou a sementinha para a terra cultivar
Um pouco da semente caiu pelo caminho
Vieram os passarinhos, começaram a ciscar
Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Um tanto de sementes caiu entre as pedrinhas
Ficaram tão fraquinhas e morreram no calor
 
Uma outra parte caiu entre os espinhos
E foram sufocadas, espetadas. Que horror!
Ufa, ufa, ufa! Que sol escaldante!
minha sementinha foi ele quem secou
Ufa, ufa, ufa! Que espinho petulante!
minha sementinha espetou e sufocou
Então, o semeador lançou em boa terra
enfim a sementinha conseguiu frutificar
depois multiplicou formando um pomar
e o semeador , então pode se alegrar
tum, tum, tum, o seu coraçãozinho!
é a boa terra pra semente florescer
tum, tum, tum, Jesus lança a semente!
mas só frutifica se de fato você crer (2x)
Quinta-feira :13-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00: Linguagem musical e expressão corporal: Filme: Assistir ao DVD da Aline Barros “A sementinha”, acompanhando a música e coreografia
(fazer questionamentos sobre os valores que a música nos trás).
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30: a) Ensaio da quadrilha ou b):”Se eu fosse um peixinho”,”A linda Rosa Juvenil”.  
7)17:30 as 18:00: Despedida
Sexta-feira :14-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40-Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00-Lanche
4)14;30 as 15:00:Leitura dos cartazes feitos pelos alunos.”O Milagre da sementinha” e logo depois coloca-los no mural ou em sala.  
5)15:00 as 16:30:Banho.
6)16:30 as 17:30: Filme: Dramatização da música “O Milagre da sementinha.
7)17:30 as 18:00: Despedida
Avaliação:
Observar se houve concentração, participação e exploração dos objetos e materiais. 
“Só existe dois dias do ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para aprender, brincar, ler, pintar e escrever”. (Dalai Lama)  
Plantando o Pé de Feijão: 1ª aula -05-06-2013
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula

Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula

Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula

Plantando o Pé de Feijão: 1ª aula 

Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula

Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula
 
Sementinha plantada e etiquetada com o nome de cada educando
Observação nos dias posteriores, o crescimento da semente.   

Confecção do Boneco Ecológico com os alunos na  5ª aula do projeto-11-06-2013  
Plantando a semente de alpiste 5ª aula- meninas

Meninos e meninas plantam juntos a semente de alpiste cada grupo
com seu boneco. 


Explicação e observação do rendimento da turma
possibilitando aprendizagem .


Cada criança teve seu momento de semeador.


Colocar a semente e a terra para que a semente cresça.

Meninos e meninas esperaram sua vez de plantar.


Saber o punhado certo de semente é importante para seu
crescimento.

As crianças fizeram deste momento uma diversão.  


Aguando e observando seu crescimento

Momento de contato com o boneco ecológico que eles
ajudaram construir.

Eles  lembravam todos os dias de dar água para a plantinha 

Todos queriam pegar um pouquinho na "cabeça de capim",
nome dado por eles ao boneco.

Todos queriam pegar um pouquinho na "cabeça de capim",
nome dado por eles ao boneco.


Todos queriam pegar um pouquinho na "cabeça de capim",
nome dado por eles ao boneco.


O boneco da direita é dos  meninos e da esquerda das meninas.
O momento de aguar o "cabeça de capim" era esperado por todos .
                              
                                 Contação de história: "A Árvore que não podia respirar". 4ª aula 10-06-2013                       

Contação de história: "A Árvore que não podia respirar".
Depois da contação de história, brincamos - A serpente.
 
Depois da contação de história, brincamos - A serpente. 












 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário