Projeto Meio Ambiente de 05 a 14 junho de 2013
Plano de aula /Maternal 2
Professora: Cláudia Rodrigues
Período Vespertino
Conteúdos:
·
Linguagem oral e escrita/Meio ambiente
·
Artes Visuais
·
Linguagem musical e expressão corporal.
Objetivos:
·
Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
·
Valorizar e respeitar
a natureza
·
Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
·
Estimular a investigação e observação das plantinhas.
·
Incentivar o prazer pela arte.
Quarta-feira :05-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00: Contação de história
"João e o Pé de Feijão".(Após contar a história ,
plantar feijão no copinho e observar nos dias seguintes o seu crescimento).
1.
Que
plantinha aparece na história?
2. Nós podemos comer?
3. Vocês gostam?
4. O que o feijão precisa para
crescer?
5. E nós o que precisamos?
6.
O que
precisamos fazer para ajudar o meio ambiente?
5)15:00
as 16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: Ensaio da quadrilha ou brincadeira livre.
7)17:30
as 18:00: Despedida
Quinta-feira :06-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:a) Desenvolver atividade do livro do NAME página______
.
b) Realizar atividade artística em grupo: “O milagre da sementinha”(no papel pardo, pedir para as crianças recontarem
a história(1e 2 ato) desenhando,
pintando,colagem
5)15:00
as 16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: Ensaio da quadrilha ou brincadeira
livre.
7)17:30
as 18:00: Despedida
Sexta-feira :07-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:Realizar atividade artística em grupo :”O milagre da
sementinha” (no papel pardo, pedir para as crianças recontarem
a história (3 e 4 ato e capa) desenhando, pintando, colando)
5)15:00
as 16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: Ensaio da quadrilha ou
brincadeira livre.
7)17:30
as 18:00: Despedida
Segunda-feira :10-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:Contação de história: “A árvore que não podia
respirar”.
5)15:00
as 16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: a) Ensaio da quadrilha ou b)Brincadeira de roda: figuras de
objetos(vivos e não vivos),dentro de uma caixa e pedir que os alunos retire uma
figura e dizer se ela necessita ou não de ar, água, sol).
7)17:30
as 18:00: Despedida
Terça-feira :11-06-2013
Terça-feira :11-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00:Desenvolver atividade do livro do NAME página______ .
5)15:00
as 16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: Confeccionar um boneco ecológico.
7)17:30
as 18:00: Despedida
Através do lúdico os
alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no
estudo dos seres vivos. Feitos com garrafa pet, terra e sementes de alpiste.
Por fora, os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz,
boca e orelhas criando fisionomias diferentes. As crianças podem acompanhar o
crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco
molhando-os diariamente. Assim, percebem a importância da natureza e da água na
vida das plantas, sem água não há vida!
Material Necessário: Garrafa pet; Terra; Alpiste ;
Material de sua
preferência para olhos, boca e nariz.
O objetivo desse trabalho será
envolver as crianças com pequenas experiências e constatações observando o
crescimento diariamente.
Quarta-feira :12-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00: Linguagem musical e expressão corporal: Filme:
Assistir ao DVD da Aline Barros “A sementinha”, acompanhando a música e
coreografia
(fazer questionamentos sobre os valores que a música nos trás).
5)15:00
as 16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: a) Ensaio da quadrilha ou b):”Se eu fosse um peixinho”,”A linda Rosa
Juvenil”.
7)17:30
as 18:00: Despedida
O semeador saiu a
semear
jogou a sementinha
para a terra cultivar
Um pouco da semente caiu pelo caminho
Vieram os passarinhos, começaram a ciscar
Um pouco da semente caiu pelo caminho
Vieram os passarinhos, começaram a ciscar
Xô,
xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Xô, xô, xô, xô, passarinho!
Deixa a sementinha para a terra cultivar
Um tanto de sementes caiu entre as pedrinhas
Ficaram tão fraquinhas e morreram no calor
Ficaram tão fraquinhas e morreram no calor
Uma outra parte caiu entre os espinhos
E foram sufocadas, espetadas. Que horror!
E foram sufocadas, espetadas. Que horror!
Ufa, ufa, ufa! Que sol escaldante!
minha sementinha foi ele quem secou
Ufa, ufa, ufa! Que espinho petulante!
minha sementinha espetou e sufocou
minha sementinha foi ele quem secou
Ufa, ufa, ufa! Que espinho petulante!
minha sementinha espetou e sufocou
Então, o semeador lançou em boa terra
enfim a sementinha conseguiu frutificar
depois multiplicou formando um pomar
e o semeador , então pode se alegrar
enfim a sementinha conseguiu frutificar
depois multiplicou formando um pomar
e o semeador , então pode se alegrar
tum, tum, tum, o seu coraçãozinho!
é a boa terra pra semente florescer
tum, tum, tum, Jesus lança a semente!
mas só frutifica se de fato você crer (2x)
é a boa terra pra semente florescer
tum, tum, tum, Jesus lança a semente!
mas só frutifica se de fato você crer (2x)
Quinta-feira :13-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40:Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00:Lanche
4)14;30 as 15:00: Linguagem musical e expressão corporal: Filme:
Assistir ao DVD da Aline Barros “A sementinha”, acompanhando a música e
coreografia
(fazer questionamentos sobre os valores que a música nos trás).
5)15:00 as
16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: a) Ensaio da quadrilha ou b):”Se eu fosse um peixinho”,”A linda Rosa
Juvenil”.
7)17:30
as 18:00: Despedida
Sexta-feira :14-06-2013
1)12:00 as 13:30: Descanso.
2)13:40-Despertar e preparar para o lanche.
3)14:00-Lanche
4)14;30 as 15:00:Leitura dos cartazes feitos pelos alunos.”O Milagre da
sementinha” e logo depois coloca-los no mural ou em sala.
5)15:00
as 16:30:Banho.
6)16:30
as 17:30: Filme: Dramatização da música “O Milagre da sementinha.
7)17:30 as 18:00: Despedida
7)17:30 as 18:00: Despedida
Avaliação:
Observar se houve concentração, participação e exploração dos objetos e materiais.
“Só existe dois
dias do ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro
se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para aprender,
brincar, ler, pintar e escrever”. (Dalai Lama)
Observar se houve concentração, participação e exploração dos objetos e materiais.
Plantando o Pé de Feijão: 1ª aula -05-06-2013
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() |
Plantando o Pé de Feijão: 1ª aula |
![]() |
Plantando a sementinha de feijão - 1ª aula |
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() |
Sementinha plantada e etiquetada com o nome de cada educando |
![]() |
Observação nos dias posteriores, o crescimento da semente. |
Confecção do Boneco Ecológico com os alunos na 5ª aula do projeto-11-06-2013
![]() |
Plantando a semente de alpiste 5ª aula- meninas |
![]() |
Meninos e meninas plantam juntos a semente de alpiste cada grupo com seu boneco. |
![]() |
Explicação e observação do rendimento da turma possibilitando aprendizagem . |
![]() |
Cada criança teve seu momento de semeador. |
![]() |
Colocar a semente e a terra para que a semente cresça. |
![]() |
Meninos e meninas esperaram sua vez de plantar. |
![]() |
Saber o punhado certo de semente é importante para seu crescimento. |
![]() |
As crianças fizeram deste momento uma diversão. |
![]() |
Aguando e observando seu crescimento |
![]() |
Momento de contato com o boneco ecológico que eles ajudaram construir. |
![]() |
Eles lembravam todos os dias de dar água para a plantinha |
![]() |
Todos queriam pegar um pouquinho na "cabeça de capim", nome dado por eles ao boneco. |
![]() | |
|
![]() | |
|
![]() |
O boneco da direita é dos meninos e da esquerda das meninas. O momento de aguar o "cabeça de capim" era esperado por todos . |
Contação de história: "A Árvore que não podia respirar". 4ª aula 10-06-2013
![]() |
Contação de história: "A Árvore que não podia respirar". |
![]() |
Depois da contação de história, brincamos - A serpente. |
![]() |
Depois da contação de história, brincamos - A serpente. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário